quarta-feira, 13 de maio de 2009

Mês de Maio!!!

Texto elaborado para publicar no Folha "Tim", um jornal informativo de um Fã-clube em 2007.

Maio: Mês das mães, das noivas e da “abolição da escravatura”.

No dia 13 de Maio, a sociedade estará comemorando o dia das mães, cronologicamente o 13 de Maio foi a data em que foi abolida a escravidão no Brasil, por isso sua importância na história do país, muitas comunidades negras se reuniram para lembrar seus ancestrais e irmãos de cor.
Hoje uma boa parte da sociedade tem consciência do que foi a escravidão no Brasil. Foram mais de 300 anos de escravidão, os negros suportaram todos e quaisquer tipos de tratamento desumano, e ainda suportam por terem sidos jogados as margens da sociedade.
Os negros lutaram e lutam até hoje para conquistar seus direitos na sociedade, na qual são discriminados por questões raciais, culturais e religiosos. Ainda hoje a muito para ser feito pela sociedade negra, será preciso de mais uns 300 anos para que os mesmos possam livrar-se dos traços coloniais? O escravo foi à base de toda construção e formação do país, mesmo depois de abolida a escravidão.
Neste domingo vamos comemorar o dia das mães, pois mãe é amor, carinho, dedicação, doação, em fim amor de mãe não existe igual, e com isso devemos sempre lembrar das mães da África que sofreram por muitas vezes a dor de deixar de amamentar seus filhos gerados do seu ventre, para amamentar os filhos de seus senhores e ainda assim conseguir sentir amor por essas crianças. O negro em todos os sentidos é um povo vencedor e resistente.

2 comentários: